Todos as terapias em um só local -atendimento multidisciplinarindividualizado e humanizado
NOSSOS SERVIÇOS
Neuroreabilitação infantil é abordagem terapêutica destinada a ajudar crianças com distúrbios neurológicos ou lesões cerebrais a melhorar suas habilidades físicas, cognitivas e comportamentais. Utilizamos métodos exclusivamente desenvolvidos e adaptados para atender às necessidades específicas de cada criança, podendo incluir uma variedade de avaliações, técnicas e intervenções, tais como Terapias Físicas (Fisioterapia, Educação Física Adaptada e Psicomotricidade), Terapia Ocupacional, Terapia de Fala e Linguagem, Terapia Comportamental, Seletividade alimentar, entre outros.
No Espaço Três trabalhamos com Metodologias Inovadoras e Intensivas – TREINI 7®, TREINI Baby® e MIG® , além da ciência ABA, Conceito Bobath, Therasuit, Comunicação Suplementar Alternativa e Integração Sensorial.
Trabalhamos com prática Centrada na Família. O objetivo final é proporcionar às crianças uma abordagem integrada e personalizada, com constante acompanhamento de evolução e feedbacks, visando desenvolvimento contínuo, melhora da qualidade de vida e promoção da inclusão social.
Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios da comunicação, linguagem e fala em crianças, relacionadas às funções como fala, respiração, deglutição, motricidade oral e sucção. O objetivo é promover o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de comunicação, interação social e qualidade de vida da criança.
Nas sessões terapêuticas, os principais objetivos incluem melhorar habilidades de leitura, escrita, fortalecimento muscular, treinamento auditivo, compreensão de linguagem, linguagem corporal, tom de voz e uso de comunicação aumentativa e alternativa.
A integração da Análise do Comportamento Aplicada na Fonoaudiologia representa uma evolução significativa na abordagem dos tratamentos de comunicação e linguagem. Com uma compreensão aprofundada do comportamento e intervenções baseadas em evidências, os fonoaudiólogos podem proporcionar atendimentos mais eficazes, alcançando melhores resultados para seus pacientes. Agregar tais conhecimentos promete transformar a prática clínica, oferecendo esperança e melhoria na qualidade de vida para aqueles com desafios de comunicação.
Fisioterapia Neurofuncional
A fisioterapia neurofuncional é uma especialidade que visa tratar e prevenir distúrbios neurológicos por meio de exercícios e atividades que estimulam o sistema nervoso. Ela pode ser aplicada em crianças com paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento motor e outras condições que afetam o funcionamento e o desenvolvimento do sistema nervoso. Responsável por avaliar, prevenir, habilitar e reabilitar alterações genéticas, psíquicas e orgânicas, busca promover ou restaurar funções motoras.
A fisioterapia neurofuncional utiliza recursos como o Conceito Neuroevolutivo Bobath (NDT) e Kabat para promover o desenvolvimento motor e a recuperação de habilidades perdidas ou comprometidas em crianças com distúrbios neurológicos. Por meio de exercícios específicos, é possível estimular e reabilitar os músculos, nervos e articulações, melhorando a coordenação motora e a postura.
Seus principais objetivos incluem desenvolver aspectos cognitivos e motores como tônus muscular, coordenação motora, marcha, equilíbrio, fortalecimento e flexibilidade muscular, além de tratar alterações posturais e realizar análise ergonômica.
Entre os serviços oferecidos pela Espaço Três está a Fisioterapia Respiratória, RTA – Reequilíbrio Toracoabdominal, dentre outros.
Integração Sensorial
A terapia de integração sensorial é um tipo de abordagem terapêutica que trabalha com as sensações do corpo para desenvolver e aprimorar habilidades motoras, cognitivas e comportamentais. Ela é baseada na teoria de que essas habilidades estão diretamente relacionadas às sensações que o corpo recebe e processa. Essa terapia é especialmente benéfica para crianças com transtornos neurológicos que têm dificuldades em processar essas informações sensoriais eficientemente.
A terapia de integração sensorial é altamente eficaz no tratamento de transtornos neurológicos infantis, por ajudar a melhorar o processamento sensorial e a desenvolver habilidades importantes para a vida cotidiana. Além disso, essa terapia pode ajudar a reduzir sintomas como ansiedade, hiperatividade e comportamentos agressivos. Também pode melhorar a capacidade de concentração, o sono e a interação social.
A terapia de integração sensorial é amplamente utilizada no tratamento de crianças com transtornos neurológicos, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dispraxia, Síndrome de Down, entre outros. Além disso, também pode ser benéfica para crianças com atrasos no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e até mesmo para crianças sem transtornos específicos, mas que apresentam dificuldades em processar as informações sensoriais.
Educação Física Adaptada
A Educação Física Adaptada é uma área especializada dentro da Educação Física que visa prevenir e tratar pessoas com deficiência nas áreas motora, cognitiva ou social, através de avaliações iniciais detalhadas.
Os profissionais dessa área utilizam protocolos específicos para avaliar os déficits e potenciais de cada indivíduo, desenvolvendo objetivos personalizados para maximizar os benefícios da prática física.
Os principais objetivos incluem o desenvolvimento de capacidades físicas como agilidade, coordenação motora, equilíbrio, força, flexibilidade e resistência cardiorrespiratória, além das habilidades motoras fundamentais de manipulação, locomoção e estabilização. Também são trabalhadas habilidades cognitivas como concentração, planejamento motor e controle inibitório, dentro de um plano de ensino integrado e individualizado.
A Educação Física Adaptada também proporciona oportunidades de prática esportiva, promovendo o respeito às regras, disciplina, autoestima, confiança e outros valores importantes.
Psicomotricidade
Psicomotricidade é a ciência da saúde que que tem como objetivo promover o desenvolvimento global da criança, através da integração entre mente e corpo, explorando suas conexões emocionais, cognitivas, motoras e sociais. As sessões psicomotoras atuam na prevenção e tratamento, utilizando atividades lúdicas e funcionais para desenvolver sete fatores psicomotores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, noção espaço temporal, praxia global e praxia fina.
A psicomotricidade pode ser aplicada em crianças com idades entre 0 a 12 anos, principalmente aquelas que apresentam atrasos no desenvolvimento motor, dificuldades escolares, hiperatividade, autismo, entre outros transtornos. É uma forma de estimular a criança de forma individualizada, respeitando suas limitações e potencialidades.
Na Espaço Três Neuroreabilitação, a psicomotricidade é trabalhada de forma lúdica e prazerosa, por meio de brincadeiras e atividades que estimulam o desenvolvimento infantil. Utilizamos materiais e equipamentos adequados, sempre respeitando o ritmo e as necessidades individuais de cada criança.
Musicoterapia
A Musicoterapia é uma especialidade que se baseia em evidências científicas para utilizar a música como instrumento na avaliação, promoção e prevenção da saúde, qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento através de objetivos terapêuticos.
Ela utiliza a música como ferramenta terapêutica para promover a recuperação, manutenção e melhoria da saúde física, cognitiva, motora, social e sensorial.
A terapia pode ser feita individualmente ou em grupo, dividida em duas fases: a receptiva e a ativa. Na fase receptiva, a criança é estimulada a ouvir diferentes tipos de música, com o objetivo de desenvolver a atenção, concentração, percepção auditiva, memória e linguagem. Já na fase ativa, a criança é estimulada a produzir sons, cantar, tocar instrumentos ou movimentar-se de acordo com a música, desenvolvendo habilidades motoras e sociais.
Algumas vantagens da Musicoterapia:
- Estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional
- Contribui para a melhoria da comunicação e interação social
- Promove uma forma de expressão e comunicação sem barreiras
Orientação Parental
A psicologia parental, ou orientação parental, é uma abordagem terapêutica que tem como objetivo auxiliar os pais no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e comportamentais de seus filhos com TEA e neuro-divergentes. Por meio de técnicas psicológicas e orientações específicas, é possível criar um ambiente familiar mais acolhedor e estimulante para a criança.
Além disso, a psicologia parental visa capacitar e prover suporte emocional e psicológico os pais para que eles possam compreender melhor o transtorno e lidar com as dificuldades do dia a dia, promovendo uma maior compreensão e aceitação da condição do filho.
Terapia Ocupacional
A terapia ocupacional é uma área da saúde que atua interdisciplinarmente, utilizando atividades lúdicas e funcionais para promover a independência e o desenvolvimento de crianças com dificuldades motoras, cognitivas e emocionais. Diferente do que muitos pensam, ela não é apenas uma terapia de reabilitação, mas também tem caráter preventivo e educativo.
Cada criança é única e possui suas características e necessidades individuais. Por isso, a terapia ocupacional é um tratamento personalizado, que considera o histórico de desenvolvimento, as habilidades e os desafios de cada paciente. A partir disso, são desenvolvidas atividades que estimulam e trabalham o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social.
Algumas Vantagens da Terapia Ocupacional:
- Melhora da qualidade de vida: a terapia ocupacional promove o desenvolvimento de importantes habilidades motoras e sensoriais, como também Melhora na comunicação e linguagem.
- Promoção da inclusão e Independência através das atividades, a criança aprende a realizar tarefas de forma autônoma e independente.
- Sociabilidade: o tratamento envolve atividades em grupo, estimulando a interação social e expressão emocional.
- Melhora no desempenho escolar e nas atividades cotidianas: com o desenvolvimento de habilidades motoras, sensoriais e cognitivas
Psicopedagogia
A Psicopedagogia é uma abordagem interdisciplinar que busca melhorar a aprendizagem de indivíduos com TEA e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento, integrando conhecimentos de Psicologia, Pedagogia, Neurologia e Filosofia. O objetivo é compreender as causas dos problemas de aprendizagem e auxiliar o paciente a desenvolver suas habilidades cognitivas e emocionais, a fim de alcançar um melhor desempenho acadêmico.
Essa prática personalizada adapta estratégias educacionais às necessidades específicas de cada aluno, considerando tanto o contexto escolar quanto o familiar. Uma das principais vantagens da psicopedagogia é a sua abordagem integrativa, que envolve tanto a família quanto a escola no processo terapêutico. Além disso, o atendimento é individualizado, ou seja, cada paciente recebe uma atenção exclusiva e um tratamento adequado às suas necessidades. Isso resulta em resultados mais efetivos e duradouros.
Esta abordagem não apenas valoriza as diferenças individuais, mas também promove o desenvolvimento de acordo com as habilidades únicas de cada aluno, sem impor padrões inflexíveis. Além de fortalecer competências acadêmicas como alfabetização, letramento e matemática, os programas psicopedagógicos focam no desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida cotidiana, como organização, planejamento e independência.
O Apoio à implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) facilita a inclusão de alunos com TEA nas escolas, promovendo a coordenação entre clínicas, instituições educacionais e famílias para atender às particularidades de cada transtorno.
Ao compreender plenamente cada indivíduo com TEA, a Psicopedagogia capacita estratégias inclusivas que reconhecem a pessoa integralmente, proporcionando um ambiente educacional adaptado e acolhedor, onde todos possam prosperar conforme suas capacidades individuais.
Psicologia ABA
A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e suas relações. No contexto do autismo, essa área da saúde é fundamental, por ajudar a compreender e tratar as dificuldades comportamentais e emocionais que as crianças com autismo podem apresentar.
Dentre as principais abordagens utilizadas pela psicologia no tratamento do autismo, destacam-se a psicoterapia, terapia comportamental, terapia cognitivo-comportamental e terapia de integração sensorial. Cada método tem suas especificidades e podem ser indicados de acordo com as necessidades de cada criança.
A psicologia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é uma abordagem terapêutica baseada nos princípios da análise do comportamento. Ela é utilizada principalmente no tratamento de transtornos do espectro autista (TEA) e tem como objetivo promover uma melhoria na qualidade de vida do indivíduo, através da mudança de comportamentos inadequados e no desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.
O tratamento é individualizado e adaptado de acordo com as necessidades de cada criança. O terapeuta irá realizar uma avaliação comportamental e a partir disso, desenvolverá um plano de intervenção em conjunto com a família. As sessões de terapia costumam ser intensivas, com duração de várias horas por dia, e envolvem técnicas de ensino estruturado, reforço positivo e modelagem comportamental.
Uma das principais vantagens da psicologia ABA é a sua eficácia comprovada. Estudos mostram que a abordagem pode trazer avanços no desenvolvimento de crianças com TEA. Além disso, a terapia é individualizada, possibilitando uma abordagem mais específica e adaptada para cada criança. Outro fator importante é o envolvimento da família no tratamento, possibilitando uma maior continuidade e generalização dos aprendizados no dia a dia da criança.
Cinoterapia “Terapia Assistida por Cães”
A Cinoterapia, também conhecida como Terapia Assistida por Cães, é uma modalidade terapêutica que utiliza a interação com cães para promover melhorias físicas, emocionais, sociais e cognitivas em indivíduos. Essa forma de terapia aproveita os benefícios da relação humano-animal, onde cães especialmente treinados são utilizados como parte integrante do tratamento terapêutico.
Os cães são selecionados e treinados para interagir de maneira segura e eficaz com pacientes, ajudando a reduzir o estresse, aumentar a motivação, melhorar a autoestima, estimular a comunicação e facilitar o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. A Cinoterapia é aplicada em diversas áreas, incluindo saúde mental, reabilitação física, tratamento de autismo, apoio a idosos e pacientes hospitalizados, entre outros contextos terapêuticos.
Essa abordagem terapêutica reconhece os benefícios únicos que a presença e interação com cães podem proporcionar, contribuindo significativamente para o bem-estar e a qualidade de vida dos indivíduos envolvidos.
Intervenção Precoce
A intervenção precoce na Espaço Três engloba desde a avaliação e acompanhamento de bebês com características atípicas de desenvolvimento neuropsicomotor a partir de 96 horas de vida até a intervenção terapêutica interdisciplinar a partir do 4º até o 24º mês de vida.
Indicado para crianças que tenham qualquer fator de risco para atraso no desenvolvimento como: prematuridade; internação em UTI neonatal, baixo peso ao nascer, eclampsia ou pré eclampsia durante a gravidez, dentre outros Estudos apontam que o período crítico de maior aprendizado para o cérebro em desenvolvimento é dos 3 aos 12 meses, portanto, quanto mais precoce a intervenção, menores são as chances de possíveis atrasos e complicações.
A avalição Intervenção precoce tem como principais objetivos detectar precocemente e de forma precisa possíveis alterações neurológicas e motoras e garantir o acesso precoce à intervenção específica para a condição de saúde de forma a minimizar seus impactos ao longo do desenvolvimento e otimizar a neuroplasticidade e função.
Acompanhante Terapêutico (AT)
O Acompanhante Terapêutico é um profissional especializado em acompanhar e estimular crianças e adolescentes com autismo em suas atividades diárias, promovendo a independência e a autonomia. Ele atua em conjunto com uma equipe multidisciplinar, que inclui psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais, seguindo um plano de tratamento individualizado e adaptado às necessidades de cada criança. O objetivo desse trabalho é auxiliar a criança a se desenvolver e se adaptar em diferentes ambientes, como escola, residência e comunidade.
Além disso, o Acompanhante Terapêutico também auxilia no manejo de comportamentos desafiadores, como agressividade e dificuldades de comunicação, e no ensino de habilidades sociais e de autocuidado. Ele pode atuar tanto em sessões individuais quanto em grupo, de acordo com as necessidades e objetivos de cada criança., com a função de realizar atividades lúdicas e terapêuticas, promovendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança.